A odontopediatria, ou pediatria odontológica, é a área da medicina dentária que se dedica exclusivamente ao diagnóstico, ao tratamento, à prevenção e à promoção da saúde oral dos mais novos.
Um acompanhamento especializado desde o nascimento do primeiro dente (entre os seis meses e um ano) até ao fim da adolescência é a chave para uma dentição saudável, aliando a parte estética às corretas funções a nível de fonética e de mastigação.
Apesar de alguns tratamentos serem semelhantes aos dos adultos, esta especialidade diferencia-se por ter em conta as características, as necessidades e as exigências próprias de cada idade/criança: dimensões corporais e orais, fases do crescimento do osso do crânio e do maxilar, nascimento dos dentes de leite ou dos definitivos (…).
Além disso, como muitas vezes os mais novos ficam ansiosos quando vão a uma consulta de medicina dentária, os profissionais da Medical Trust têm formação específica para lidar com todo o tipo de receios, tentando sempre proporcionar uma experiência agradável, indolor, afetuosa e até mesmo divertida.
Além de nesta consulta serem realizados os tratamentos necessários, o profissional também aproveita este momento para ensinar aos mais novos, e até mesmo aos próprios pais, como procederem a uma eficaz higiene oral – correta escovagem dos dentes e uso do flúor e do fio dental –, prevenindo assim o aparecimento de determinadas doenças, como cáries, gengivites e periodontites, que muitas vezes resultam na extração dos dentes.
Tratamentos dentários para os mais novos:
Ortodontia para crianças e adolescentes (colocação de aparelho)
Os tratamentos de ortodontia para crianças e adolescentes são fundamentais em casos de mau posicionamento dentário (dentes tortos), de má mordida e de dentes inclusos (que não têm espaço para nascer). Se antigamente o aparelho corretivo, fixo ou amovível, era muito inestético, causando mesmo alguns traumas nos mais novos, com os avanços científicos chegaram ao mercado soluções para todos os gostos e idades: coloridos, neutros, transparentes, invisíveis, com desenhos…
Desta forma, o acompanhamento regular a este nível é obrigatório para atuar precocemente e prevenir ou tratar vários problemas orais. Os benefícios de ter os dentes no seu correto posicionamento são vários:
um sorriso muito mais bonito;
melhor higienização, pois facilita a escovagem e a passagem do fio dental, prevenindo assim o aparecimento de cáries, de tártaro e de doenças nas gengivas (gengivites e periodontites);
mastigação mais eficaz e, consequentemente, uma melhor digestão;
prevenção de problemas mandibulares, pois não se verificam alterações na estrutura óssea do rosto, como acontece com o prognatismo e o retrognatismo;
As cáries na infância e na adolescência devem-se sobretudo a uma higiene oral deficitária (incorreta escovagem e falta de uso de flúor, fio dental e elixir) e a uma má alimentação (excesso de hidratos de carbono e de açúcares).
Se não forem tratadas atempadamente, estas lesões (sob forma de cavidade ou mudança na cor do dente ou cavidade) podem levar à perda precoce dos dentes, quer de leite quer dos definitivos, muitas vezes com consequências a nível de posicionamento e alinhamento.
As vantagens do flúor em crianças são inúmeras, sendo fundamental o seu uso na prevenção das cáries e de outros problemas orais. Este produto (sob forma de gel, gotas, elixir ou comprimidos) é recomendado utilizar entre os 6 meses e os 16 anos, sendo a periodicidade da sua administração definida na consulta, consoante as necessidades concretas de cada utente e respetiva faixa etária.
Os dentistas recomendam com frequência a aplicação de selantes dentários nas crianças.
Este tratamento consiste na aplicação de uma resina fluida, uma espécie de verniz, por cima dos dentes saudáveis, a qual vai penetrar nos microporos de esmalte. Com esta película, cria-se uma fina barreira superficial que vai proteger os dentes da placa bacteriana e do eventual aparecimento de cáries ou de outras doenças. O selante dentário de fissuras é um procedimento técnico rápido, eficaz e indolor, efetuado apenas numa só consulta.
Nesta consulta, pais e filhos são orientados pelos nossos profissionais sobre quais os cuidados de higiene oral (escovagem, flúor, elixir e fio dental) e de alimentação a ter no dia a dia. Seguindo este programa, evita-se o aparecimento de cáries e de placa bacteriana, bem como problemas nas gengivas e periodontites.
Controlo da placa bacteriana e do tártaro em crianças
As bactérias estão naturalmente presentes na nossa boca e são responsáveis pela transformação de todos os alimentos, especialmente do açúcar e do amido, em ácidos. Assim, quando as bactérias, os ácidos, os resíduos de comida e a saliva se juntam, formam uma substância pegajosa, chamada placa, que adere aos dentes.
Quando não é removida com uma escovagem eficaz, esta placa bacteriana vai-se acumulando e dá lugar ao tártaro (só removível através de um tratamento no dentista), resultando muitas vezes no desenvolvimento de cáries, gengivites e periodontites.
Para que casos tão drásticos não tenham lugar, é necessário proceder a uma remoção mecânica desta placa/tártaro, através do método de raspagem, e manter a boca sempre devidamente higienizada (uma boa escovagem associada ao uso de flúor, elixir e fio dental).