A prostodontia é a especialidade que se dedica à colocação de próteses dentárias removíveis ou fixas – vulgarmente conhecidas como dentaduras, placas dentárias ou dentes postiços – em pessoas com falta de dentes.
Estas soluções artificias pretendem conferir ao paciente um sorriso perfeito e também uma melhoria significativa, ou mesmo total, em funções fonéticas (fala), de mastigação e consequentemente de digestão.
As próteses dentárias removíveis são aquelas que se podem tirar da boca e voltar a meter, apoiando-se diretamente na gengiva (próteses dentárias totais) e, em alguns casos, nos dentes naturais existentes ou em implantes (próteses dentárias parciais).
Atualmente, existem no mercado próteses dentárias removíveis acrílicas, próteses dentárias removíveis esqueléticas e próteses dentárias removíveis flexíveis.
Próteses dentárias removíveis de acrílico
A vantagem das próteses removíveis de acrílico (totais ou parciais), vulgarmente designadas de dentaduras ou placas dentárias, é o facto de serem as mais baratas do mercado, e por isso, as mais utilizadas por pessoas que tenham poucos dentes ou nenhuns.
No entanto, estas próteses acrílicas (normalmente cor de rosa para imitar o céu da boca e mais volumosas do que as próteses esqueléticas) deveriam ser consideradas apenas como uma solução a curto prazo, pois perdem rapidamente as suas qualidades.
Em termos práticos, como são suportadas pelos tecidos (parte desdentada da boca), esta pressão vai acelerar a redução (ou mesmo perda) do osso alveolar, onde antes estavam os dentes naturais, afundando as próteses dentárias na boca.
Por outro lado, os dentes da prótese, se forem de acrílico (os de cerâmica são mais caros), também se desgastam em pouco tempo, comprometendo a função mastigatória e também a própria estética bucal.
Por todos estes motivos, uma prótese dentária em acrílico (total ou parcial) deve ser substituída com regularidade e nunca apresentada como solução a longo prazo.
A prótese dentária removível esquelética (parcial ou total) é mais cara e esteticamente mais bonita do que a prótese acrílica.
No entanto, só pode ser usada por pessoas que ainda tenham gengivas saudáveis e alguns dentes naturais, ou implantes, e que também não queiram cobrir o palato.
Como tal, na maioria dos casos, para que haja uma fixação eficiente, são usados grampos (ganchos) nos dentes.
Normalmente, a adaptação às próteses dentárias grampeadas de acrílico é bastante fácil pois são pouco volumosas, tendo ainda a vantagem de não fraturarem facilmente.